Reuna Logo
Avalia e
Aprende
Construindo uma cultura avaliativa a favor da aprendizagem
Conheça o projeto
O Avalia e Aprende está estruturado em três conteúdos para apoiar processos avaliativos a favor da aprendizagem. A partir das descrições de aprendizagem, que sintetizam as aprendizagens esperadas de serem mobilizadas ao final de um ano, as avaliações diagnósticas podem ser aplicadas para contribuir no mapeamento das aprendizagens e, dessa forma, na priorização e organização de intervenções pedagógicas, que poderão ser desenvolvidas envolvendo as propostas de atividades formativas disponíveis.

Como Funciona

Como identificar evidências da aprendizagem?
As descrições de aprendizagem são referências técnicas para apoiar na identificação das aprendizagens esperadas de serem consolidadas ao término de cada ano escolar, contribuindo para tornar mais visíveis a observação da mobilização dessas aprendizagens pelos estudantes. As descrições estão organizadas por ano escolar e componente curricular.
Como identificar os conhecimentos prévios dos estudantes?
As atividades diagnósticas configuram um conjunto de itens em diferentes formatos que apoiam na identificação das aprendizagens consolidadas ou possíveis defasagens, contribuindo para a construção de um diagnóstico que auxilie na priorização das intervenções pedagógicas.
Como interpretar e agir de acordo com os resultados?
As atividades formativas são um conjunto de tarefas a serem introduzidas no planejamento das aulas, que viabilizam a utilização da avaliação formativa enquanto prática pedagógica. As atividades trazem rubricas para orientar a interpretação das ações realizadas pelos estudantes em determinada tarefa. Os exemplos de atividades formativas estão organizados por ano escolar e componente curricular.
Clique no botão abaixo para navegar pelos conteúdos

Por que utilizar?

Para você da Secretaria de educação
As redes podem fazer uso do Avalia e Aprende para aprimorarem seus processos de avaliação por meio de três enfoques: i) usando as referências propostas nas descrições de aprendizagem para identificar as aprendizagens mobilizadas pelos estudantes e a progressão dessas aprendizagens, ii) realizarem avaliações diagnósticas para planejarem suas intervenções pedagógicas, iii) implementarem práticas contínuas de avaliação formativa alinhadas às habilidades da BNCC.
Para você da Direção escolar
As escolas podem fazer uso do Avalia e Aprende para estruturarem processos de avaliação capazes de verificar as aprendizagens mobilizadas pelos estudantes, assim como para implementarem avaliações diagnósticas e formativas que auxiliam no monitoramento da progressão da aprendizagem de maneira consistente e alinhada às habilidades da BNCC
Para você Docente
Professores e professoras podem fazer uso do Avalia e Aprende para introduzirem práticas de verificação das aprendizagens mobilizadas pelos estudantes e da progressão dessas aprendizagens, assim como para implementarem os cadernos de avaliações diagnósticas e formativas ao longo de seus planos de aula, viabilizando o monitoramento e intervenções pedagógicas alinhadas às habilidades da BNCC.
Para você da Coordenação Pedagógica
As escolas podem fazer uso do Avalia e Aprende para estruturarem processos de avaliação capazes de verificar as aprendizagens mobilizadas pelos estudantes, assim como para implementarem avaliações diagnósticas e formativas que auxiliam no monitoramento da progressão da aprendizagem de maneira consistente e alinhada às habilidades da BNCC