Reuna Logo
EQUIDADE. EXCELÊNCIA. PAIXÃO.
Sobre nós
O desenvolvimento social e econômico justo da nossa sociedade só é possível com educação de qualidade, para todos. Isso começa com processos de aprendizagem consistentes, que assegurem oportunidades iguais para pessoas diferentes.

A BNCC é uma iniciativa fundamental para alavancar uma educação potente e inclusiva - atendendo ao PNE e aos ODS. Ela estabelece um ponto de convergência entre as diversas realidades escolares que o Brasil abriga.

Movido pela paixão pelo aprendizado, o Instituto Reúna nasceu para impulsionar sua implementação. Tem um papel determinante no combate às desigualdades na educação pública, mas quer ir além: ser uma referência consistente para todos os envolvidos na construção da equidade nas nossas escolas.
Para isso, reunimos diversos parceiros, conhecimento e esperanças. Perseguindo a excelência em tudo o que fazemos, trabalhamos ao lado de especialistas, atores escolares e secretarias de educação, colaborando para potencializar a aprendizagem.

Nossa abordagem procura entender e antecipar desde as necessidades específicas das redes educacionais até as questões mais amplas dos sistema de educação. Com esse olhar, idealizamos, aplicamos e refinamos ferramentas técnico-pedagógicas que se adequam aos diferentes contextos e inspiram crianças e jovens.

Com os olhos voltados para o futuro e uma atuação inteligente e sensível, ajudamos os municípios e estados a responderem prontamente aos desafios da educação, trazendo mais equidade nas escolas brasileiras.
Nossa Missão
Reunir educadores, organizações e redes de ensino de todo o Brasil em um movimento para desenvolver as melhores práticas pedagógicas e curriculares na educação básica.
Nossa Visão
Ser referência técnico-pedagógica no desenvolvimento de um sistema educacional coerente, que garanta uma aprendizagem de qualidade e com equidade a todas as crianças, adolescentes e jovens do Brasil.
Jornada pela Equidade
Primeiros passos institucionais
A Constituição de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases (1996) e as Diretrizes Curriculares (2013) servem como amparos legais e dão caminhos para a construção da BNCC.
O universo que queremos e estamos transformando:
Existem mais de 47 milhões
de estudantes matriculados
do Brasil hoje
+ 179 mil escolas públicas e privadas recebem esses alunos
12 milhões de contribuições foram
Os dados do Pisa demonstram que estamos
feitas na construção
da BNCC
muito aquém do esperado em matemática, leitura e ciências
+ 500 mil acessos aos conteúdos do site do Instituto Reúna
+ 90 mil downloads de
materiais do Reúna
Centenas de ideias e projetos em desenvolvimento pelo Reúna e seus parceiros que trabalham pela educação!
Gente que faz a diferença
Beatriz Nunes
Graduanda em Administração Pública, do interior de São Paulo, mas que quer ganhar o mundo trabalhando para impactar positivamente seu país e as pessoas ao seu redor.
Carolina do Nascimento
Engenheira que curte as humanidades e um mapa astral. No Reúna, Carol trabalha no fortalecimento institucional para que a equipe possa sempre explorar seu melhor potencial.
Claudia Freeland
Arquiteta e mestra em administração pública. Desde que pisou numa sala de aula pela primeira vez como professora voluntária de inglês, busca transformar vidas através da gestão de projetos educacionais.
Daniel Cordeiro
Apaixonado por políticas públicas, educação e cinéfilo de carteirinha! Especialista em Gestão Pública, que já atuou como professor de cursinho e lecionou língua portuguesa pelo Ensina Brasil.
Dija Santos
Educadora, psicóloga, especialista em Gestão da Educação, amante das plantas e dos instrumentos musicais. Coordena projetos, realizando no Reúna o propósito de impactar o desenvolvimento integral de pessoas.
Fabiana Cabral Silva
Formada em Letras e apaixonada por literatura brasileira e francófona, mas também se encanta com a tecnologia e as ciências humanas. Tem fé em uma educação popular, libertadora e acessível a todas as pessoas.
Fabiana dos Santos
Estudou Gestão Financeira, adora terapias holísticas, natureza e leituras. Foco, força de vontade, educação da escola e boa personalidade são chaves para grandes conquistas.
Filomena Siqueira
Doutora em Administração Pública e entusiasta da avaliação como meio para aprimorar a qualidade do ensino e aprendizagem. Acredita que o acesso ao conhecimento é essencial para o desenvolvimento.
Graziela Santos
É administradora pública, fascinada pelo tema da educação. Recentemente descobriu-se tricoteira e grande ouvinte de podcast.
Jonathan Moreira
Estudante de Administração Pública e quase pedagogo. Gosta de dançar, correr e cozinhar com amigos e família, além de ser uma amante das artes em geral. Acredita em uma educação de qualidade e com equidade no país.
Katia Stocco Smole
Fez doutorado em didática e ensino de matemática, por quem é apaixonada. Professora, descobriu-se empreendedora e foi secretária na SEB-MEC. Quer engajar cada vez mais pessoas e organizações para revolucionar a educação.
Lorena Polo
Graduanda em Administração Pública e apaixonada por artes plásticas e poesia! Convicta do poder da educação para a construção de uma sociedade mais equitativa, desejando fazer parte cada vez mais desse processo.
Luca Mattazio
Estudante de Engenharia Civil com dupla-formação em Arquitetura e Urbanismo, Luca é paulistano meu. Adora se perder pela cidade e explorá-la a pé. Acredita e luta pela transformação do país pela da educação.
Luis Fernando Ossani
Mestrando em Políticas Públicas, especialista em Gestão de Projetos Sociais, comunicador e egresso de escola pública. Crê no caminho da justiça social! Paixão por mata, cachoeiras, livros e cozinha.
Luiz Henrique Adorno
Graduando em Gestão de Políticas Públicas. Inspira cultivar diferentes experiências, momentos e boas relações. Enxerga a educação como ferramenta substancial para maior equidade no Brasil e no mundo.
Marcos Rossi
Graduando em Gestão de Políticas Públicas, com desejo de contribuir efetivamente para a mudança educacional no Brasil. É um grande apaixonado pelo futebol alviverde paulista, livros e cinema.
Mariana Marcondes
Pós graduanda em Gestão de Projetos e produtora de eventos! Respira música e sempre acreditou na transformação através da cultura, arte e educação. Como filha da educação pública, é grata por poder contribuir na jornada educacional do país através do Reúna.
Mariana Proença
Administradora que adora trabalhar nos bastidores das organizações de terceiro setor, Mari busca garantir cada vez mais transparência e segurança nas informações. Gosta também de auditoria, discussões tributárias, MPB e praia.
Milena Emilião
Jornalista que deve tudo o que tem à educação pública. Se realiza ao simplificar textos complexos, e trabalha para que a comunicação facilite vidas e projetos. Seu coração está com os amigos, as plantas e os cachorros.
Murilo Macedo
Engenheiro de formação, amante assumido do ABC paulista e pet lover, Murilo adora simplificar o mundo em fórmulas e planilhas. Acredita no modelo de educação mais diverso e com aplicações práticas.
Nathaly Corrêa de Sá
Engenheira carioca entusiasta da educação, de receitas veganas, de meditação e da sustentabilidade. A primeira infância é um momento da vida em que acha que a educação fará toda a diferença no futuro.
Priscila Oliveira
Buscou nas Ciências Sociais, nas Políticas Públicas e no amor pela dança as ferramentas para atuar em prol da igualdade e da equidade. No Reúna quer contribuir para que a educação dê caminhos e oportunidades a todxs!
Roberto Patressi
Internacionalista, especialista em grandes desafios globais e baterista aos fins de semana. Sempre em busca de mudar o mundo, busca mobilizar o maior número de pessoas possível em prol da educação no Brasil.
Stefanny Fernandes
Estudante de Gestão de Políticas Públicas, é encantada por projetos de melhoria e acessibilidade da educação. Ex-aluna de licenciatura e professora voluntária nas horas vagas. Adora viajar, artes e ciência.
Thiago Medeiros
Graduando em Ciências Biológicas e apaixonado pelo poder transformador que a educação tem na vida de alguém. Nas horas vagas, curte jogos online e ouve muito kpop!
Vinicius Pinto
Um relações públicas em formação que se interessa por notícias esportivas e viagens. Almeja pertencer a grandes progressos e conquistas. Deseja a expansão da educação e conscientização ambiental no Brasil.
A gente Reúne
Andreia Alves
Grande defensora do ensino de inglês na educação básica, trabalha muito para ver o uso dessa língua acessível a todos! Mestre em língua inglesa, professora, adora festas, mãe de três filhos e, se pudesse, teria 30!
Lívia Pretto Mottin
Professora gaúcha, mestre em Língua Inglesa e cozinheira por hobby. Acredita na diminuição das desigualdades por meio do acesso de todos e todas a um ensino de língua na educação básica.